Os
Desafios dos Aplicativos de Mobilidade Urbana[1]
Anny
Caroline dos Santos CORRÊA[2]
Gabriel Gil MARTINS[3]
Ivan Feitosa de Arruda NETO[4]
Marcele Fernandes de SOUZA[5]
Marcos Sérgio Soares de MOURA[6]
Joyce Karoline PONTES[7]
Faculdade Devry/Martha Falcão, Manaus, AM
RESUMO
O presente trabalho tem
como objetivo explicar os impactos dos aplicativos de transporte utilizados
pela sociedade, por meio dos smartphones
e tablets. Será abordada a proposta de criação dessas ferramentas e como pode
ser desenvolvida na mobilidade urbana, uma vez que a comunicação ganha novas
tecnologias, principalmente na contemporaneidade, onde os primórdios cognitivos
estão presentes na era cross mídia.
Todavia, essa iniciativa é motivo de diversos conflitos entre a classe dos
motoristas regulamentados e dos não regulamentados, visto que a população está
em busca de facilidade e maior economia. Desta forma, esta pesquisa entrevistou
seis fontes, na qual analisou que a comunicação móbil através dos aplicativos
conduz o usuário a utilizar o recurso mais cômodo no seu dia a dia.
PALAVRAS-CHAVE: mobilidade urbana; tecnologia; transporte
urbano; economia; comunicação digital.
INTRODUÇÃO
Com
o objetivo em explicar os novos recursos de mobilidade urbana, o trabalho se
aprofunda tanto no fator tecnológico quanto no social, tendo como base a
opinião de especialistas e motoristas de transportes privados. Através das
pesquisas de campo foram feitas análises acerca da temática com o intuito de esclarecer
os pontos a serem discutidos ao longo do trabalho.
O
avanço tecnológico possibilitou o surgimento de aplicativos responsáveis por garantirem
uma comunicação digital e agilizarem os pedidos dos usuários. Segundo empresas
do ramo, o tempo de espera não é tão longo e os preços muitas vezes são
compatíveis com o orçamento do cliente. Outro item importante que muitas delas
pregam é a segurança dos passageiros que aderem a esses serviços.
Um
exemplo é o transporte pelo aplicativo Uber, que inclusive faz parte do objeto
de estudo desta pesquisa. Conforme dados da empresa[8],
referente ao segundo semestre de 2017, há mais de 17 milhões de usuários no
Brasil e mais de 65 milhões no mundo. Já o aplicativo 99POP, de serviço de
transporte particular, começou a funcionar recentemente, no dia 3 de novembro de
2017em Manaus. A nova opção em algumas simulações de viagens feitas pela
reportagem, foi até 44% mais barato do que as realizadas pela concorrente Uber.
Apesar
de não estar presente esta tecnologia no século XIX, o intelectual Stuart Hall
(1992) chamava este fato similar à atualidade de “celebração móvel”, onde a
identidade social é “formada e transformada continuamente em relação às formas
pelas quais somos representados ou interpretados nos sistemas culturais que nos
rodeiam” (HALL, 1992, p.13).
A
criação dessas novas plataformas acabou resultando em certos conflitos entre as
classes de motoristas devido a uma proposta do Senado em regulamentar esses
serviços de transporte privado assim como a categoria de taxistas e mototaxistas.
Com esse aplicativo há a possibilidade de motoristas e passageiros se avaliarem
dando notas e comentários.
Na dinâmica de serviço da Uber,
tanto motoristas quanto passageiros possuem a possibilidade de se avaliarem
mutuamente. Em um movimento que não corresponde a uma hierarquia, em uma lógica
participativa e colaborativa e de um modo de experiência que abarca a ideia de
uma cognição que engloba os indivíduos e as ferramentas tecnológicas, as
avaliações emergem em um cenário espraiado e heterogêneo, característico da vigilância
distribuída (BRAGA; EVANGELO, 2017, p. 8).
Com a possível aprovação da decisão, serviços
não regulamentados seguiriam algumas exigências, entre elas, permissão das prefeituras
para os trajetos e o uso de placas vermelhas para identificação. Diante dessas medidas,
uma dualidade de opiniões se formou entre os motoristas para saber qual a melhor
atitude a ser tomada.
Portanto, o objetivo deste trabalho
de Radiojornalismo é retratar o tema “ Os desafios dos aplicativos de
mobilidade urbana”. Atualmente, no nosso mundo digital podemos fazer tudo sem
sair de casa, apenas, usando um celular. Os aplicativos de transporte
proporcionam uma praticidade a partir do momento em que você faz um pedido sem
precisar se locomover.
Essa modernidade
acaba afetando uma parte dos motoristas que não trabalham com esses serviços,
acarretando conflitos diversos. O impacto que causou foi grande porque é uma novidade
que gera renda tanto para as empresas quanto para os colaboradores e muita
facilidade para os usuários. O trabalho esclarece diversos pontos sobre a
temática, desde o esclarecimento de especialistas sobre o impacto do avanço
tecnológico, até os pontos de vista de motoristas que apoiam e não apoiam a
regulamentação dos serviços prestados pelas empresas de transporte privado.
A
revolução dos transportes complicou, encurtou e metamorfoseou o espaço, mas
isto evidentemente foi pago com importantes degradações do ambiente
tradicional. Por analogia com os problemas da locomoção, devemos nos interrogar
sobre o preço a ser pago pela virtualização informacional [...] (LÉVY; PIERRE,
1956, p. 23,24).
JUSTIFICATIVA
Programas
de aplicativos têm por objetivo desempenhar uma tarefa específica. Sendo uma
tecnologia que é alterada ou feita de maneiras diferentes dependendo do que o
programa iria realizar, essa tarefa tem grande potencial para promover o
desenvolvimento de uma empresa ou até um País.
O design tem o seu valor na
medida em que o designer consiga transpor os objetivos para o plano visual.
(...) o conteúdo é a matéria prima do site e o resultado dos esforços dos
editores, jornalistas e colaboradores. (PINHO, 2003, p.130).
O mercado de aplicativos está em
franca expansão e movimenta mais de 20 bilhões de dólares por ano ao redor do
mundo, sendo que ele ainda está se expandido em inúmeros países proporcionando
ainda mais oportunidades de empregos e de atuações novas no mercado de trabalho.
Porém, as mudanças que os aplicativos trazem a um país nem sempre são bem
recebidas por todos, um exemplo desse tipo de acontecimento é o uso do
aplicativo Uber no Brasil.
Uber
é uma empresa multinacional norte-americana prestadora de serviços eletrônicos
na área de transporte privado que através de um aplicativo e-hailing[9]
oferece um serviço semelhante de um táxi tradicional. O sistema acabou se
expandindo para diversos países causando mudanças no mercado de transporte
privado porque a empresa oferece um transporte muito mais barato que a de um
táxi convencional. Devido às suas vantagens, o aplicativo foi ganhando popularidade
por apresentar um menor custo e benefício aos usuários
Depois
de um tempo, surgiram certas controvérsias sobre o sistema, pois ele acabou por
causar a demissão de inúmeros taxistas que atuavam na área a anos, e em meio a
esse cenário, muitos desses colaboradores acabaram fazendo protestos contra o
aplicativo. Por outro lado, é válido ressaltar a capacidade desses serviços em
promover uma certa facilidade aos usuários. Dessa maneira, são observadas neste
trabalho tanto perspectivas de especialistas quanto de motoristas ao destacarem
os benefícios e malefícios desse novo recurso tecnológico.
MÉTODOS E TÉCNICAS
UTILIZADAS
Durante as aulas
de Radiojornalismo, o tema foi escolhido pela equipe com base na repercussão
dos aplicativos de transporte privado na sociedade e em conflitos gerados por
essa nova iniciativa tecnológica. “A cultura do
consumidor é, portanto, a cultura de uma sociedade capitalista e é
estruturalmente incompatível com uma economia planejada ou lei suntuárias.” (BARBOSA, 2004, p.32).
Para a
elaboração do podcast sobre esses
serviços foi necessária a construção de uma série de questões referentes desde
seu uso até fatores econômicos, ao ler livros específicos, desenvolvimento de
fichamentos sobre o tema e logo após, a execução do trabalho com as sonoras
feitas pelos estudantes de Comunicação Social Anny Caroline, Gabriel Mendes,
Ivan Neto e Marcele Fernandes.
Após as
gravações, os acadêmicos Ivan Neto e Marcos Sérgio ficaram responsáveis pela
decupagem e estruturação do paper com
o auxílio de todos os integrantes da equipe. O material teve duração de seis
minutos e nove segundos. Ele encontra-se disponível na página online https://comunicacaodynews.blogspot.com.br.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O
primeiro passo para a realização do produto foi à reunião em sala de aula, em
que foram abordados temas factuais que estivessem de acordo com os
valores-notícia. Após a definição do tema, os desafios dos aplicativos de
mobilidade urbana, estabeleceu-se um cronograma com as tarefas programadas
dentre elas estavam à pesquisa documental, à procura por fontes, entrevistas,
produção do roteiro e edição.
Após
a realização das entrevistas e a coleta de todas as informações necessárias,
fez-se a transcrição dos áudios e a produção do texto – locuções. Ao finalizar
a elaboração do roteiro, fez-se a pesquisa sonora a fim de buscar trilhas
sonoras e sonoplastia que melhor se adequasse ao tema. Com a conclusão da definição
da trilha sonora e da gravação das locuções, os estudantes editaram a
reportagem no laboratório de rádio com a colaboração da Professora e
Orientadora Joyce Karoline Pontes.
A
reportagem “Os Desafios dos Aplicativos de Mobilidade Urbana” apresenta os
efeitos do estudo de como se aplica isso no dia a dia da população e é composto
por sonoras dos entrevistados ligados diretamente no processo.
Com
o propósito de mostrar os benefícios e também os avanços tecnológicos
introduzidos na sociedade, a reportagem apresenta temática de relevância
social, atemporal, trazendo questões pontuais a serem refletidas. É importante
ressaltar que o produto tem duração de cinco minutos e 38 segundos.
CONSIDERAÇÕES
Ao
analisar o trabalho com o tema “ Os Desafios dos Aplicativos de Mobilidade
Urbana”, percebe-se que a era virtual está aperfeiçoando o modo de viver e
buscando a melhor forma de locomoção criados pelos aplicativos de transporte
com maior facilidade, segurança e com um preço acessível.
Através
do podcast, a presença de uma
dualidade é válida quando se nota a indignação de motoristas que sofrem com
essa concorrência, mas também, a defesa da presença desses novos recursos da
era da informática por seus colaboradores.
Vale
ressaltar que a opinião de especialistas da área sobre a criação dos serviços
também está presente na parte radiofônica do trabalho, fazendo com que a
pesquisa destacasse tanto a questão tecnológica quanto a questão social, tendo
como base a imparcialidade jornalística da equipe.
REFERÊNCIAS
BRAGA, R. S.; EVANGELO,
N. S. “MEEOOO, ISSO É MUITO BLACK MIRROR”:
A nota da Uber como punição do comportamento social na sociedade da vigilância
distribuída. In: XXVI Encontro Anual da Compós, 2017, São Paulo. Anais do
XXVI Encontro Anual da Compós, 2017.
v. 1. p. 1-17.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade.
11. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2011.
VIANA, Paulino.
Entrevista concedida ao aluno Gabriel
Gil Martins. (A entrevista encontra-se transcrita no Apêndice “B”).
Entrevista
com um motorista anônimo do aplicativo Uber concedida à aluna Anny Caroline dos Santos Corrêa. (A entrevista encontra-se transcrita no Apêndice
“C”).
Entrevista
com um motorista anônimo do aplicativo Uber concedida à aluna Marcele Fernandes de Souza. (A entrevista
encontra-se transcrita no Apêndice “D”).
Entrevista
com um taxista anônimo concedida ao aluno Ivan
Feitosa de Arruda Neto. (A entrevista encontra-se transcrita no Apêndice
“E”).
Entrevista
com um mototaxista anônimo concedida ao aluno Ivan Feitosa de Arruda Neto. (A entrevista encontra-se transcrita
no Apêndice “F”).
JÚNIOR, Jucimar.
Entrevista concedida ao aluno Gabriel
Gil Martins. (A entrevista encontra-se transcrita no Apêndice “G”).
[1]
Trabalho referente à Disciplina Radiojornalismo,
ministrada no 4º Período de Jornalismo.
[2] Acadêmica
do 4° Período
de Comunicação Social – Jornalismo da Faculdade DeVry – Martha Falcão. Email:
annycaroline.correa@hotmail.com .
[3]
Acadêmico do 4° Período de Comunicação Social – Jornalismo da Faculdade DeVry – Martha Falcão. Email:
gabriel.martins1826@gmail.com
.
[4] Acadêmico do 4º Período de Comunicação Social –
Jornalismo da Faculdade DeVry – Martha Falcão. Email: ivan_netto@hotmail.com .
[5]
Acadêmica do 4° Período de Comunicação Social – Jornalismo da Faculdade DeVry – Martha Falcão. Email:
m.arcelle0424@gmail.com .
[6]
Acadêmico do 4° Período de Comunicação Social – Jornalismo da Faculdade DeVry – Martha Falcão. Email:
markinhocupula@gmail.com .
[7]
Orientadora do trabalho. Jornalista, Doutoranda e Mestre em Sociedade e Cultura
na Amazônia. Especialista em Informática Aplicada à Educação. MBA em
Gerenciamento de Projetos. E-mail: joycekarolineponets@gmail.com
.
[8] Ver em: <https://www.uber.com/pt-BR/newsroom/fatos-e-dados-sobre-uber/>
Acesso em: 14 nov.2017.
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