quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Mobilidade e Comunicação


 
Os Desafios dos Aplicativos de Mobilidade Urbana[1]

  Anny Caroline dos Santos CORRÊA[2]
                                        Gabriel Gil MARTINS[3]
Ivan Feitosa de Arruda NETO[4]
Marcele Fernandes de SOUZA[5]
Marcos Sérgio Soares de MOURA[6]
Joyce Karoline PONTES[7]

Faculdade Devry/Martha Falcão, Manaus, AM

RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo explicar os impactos dos aplicativos de transporte utilizados pela sociedade, por meio dos smartphones e tablets. Será abordada a proposta de criação dessas ferramentas e como pode ser desenvolvida na mobilidade urbana, uma vez que a comunicação ganha novas tecnologias, principalmente na contemporaneidade, onde os primórdios cognitivos estão presentes na era cross mídia. Todavia, essa iniciativa é motivo de diversos conflitos entre a classe dos motoristas regulamentados e dos não regulamentados, visto que a população está em busca de facilidade e maior economia. Desta forma, esta pesquisa entrevistou seis fontes, na qual analisou que a comunicação móbil através dos aplicativos conduz o usuário a utilizar o recurso mais cômodo no seu dia a dia.

PALAVRAS-CHAVE: mobilidade urbana; tecnologia; transporte urbano; economia; comunicação digital.

INTRODUÇÃO
Com o objetivo em explicar os novos recursos de mobilidade urbana, o trabalho se aprofunda tanto no fator tecnológico quanto no social, tendo como base a opinião de especialistas e motoristas de transportes privados. Através das pesquisas de campo foram feitas análises acerca da temática com o intuito de esclarecer os pontos a serem discutidos ao longo do trabalho.
O avanço tecnológico possibilitou o surgimento de aplicativos responsáveis por garantirem uma comunicação digital e agilizarem os pedidos dos usuários. Segundo empresas do ramo, o tempo de espera não é tão longo e os preços muitas vezes são compatíveis com o orçamento do cliente. Outro item importante que muitas delas pregam é a segurança dos passageiros que aderem a esses serviços.
Um exemplo é o transporte pelo aplicativo Uber, que inclusive faz parte do objeto de estudo desta pesquisa. Conforme dados da empresa[8], referente ao segundo semestre de 2017, há mais de 17 milhões de usuários no Brasil e mais de 65 milhões no mundo. Já o aplicativo 99POP, de serviço de transporte particular, começou a funcionar recentemente, no dia 3 de novembro de 2017em Manaus. A nova opção em algumas simulações de viagens feitas pela reportagem, foi até 44% mais barato do que as realizadas pela concorrente Uber.
Apesar de não estar presente esta tecnologia no século XIX, o intelectual Stuart Hall (1992) chamava este fato similar à atualidade de “celebração móvel”, onde a identidade social é “formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpretados nos sistemas culturais que nos rodeiam” (HALL, 1992, p.13).
A criação dessas novas plataformas acabou resultando em certos conflitos entre as classes de motoristas devido a uma proposta do Senado em regulamentar esses serviços de transporte privado assim como a categoria de taxistas e mototaxistas. Com esse aplicativo há a possibilidade de motoristas e passageiros se avaliarem dando notas e comentários.
Na dinâmica de serviço da Uber, tanto motoristas quanto passageiros possuem a possibilidade de se avaliarem mutuamente. Em um movimento que não corresponde a uma hierarquia, em uma lógica participativa e colaborativa e de um modo de experiência que abarca a ideia de uma cognição que engloba os indivíduos e as ferramentas tecnológicas, as avaliações emergem em um cenário espraiado e heterogêneo, característico da vigilância distribuída (BRAGA; EVANGELO, 2017, p. 8).

 Com a possível aprovação da decisão, serviços não regulamentados seguiriam algumas exigências, entre elas, permissão das prefeituras para os trajetos e o uso de placas vermelhas para identificação. Diante dessas medidas, uma dualidade de opiniões se formou entre os motoristas para saber qual a melhor atitude a ser tomada.
            Portanto, o objetivo deste trabalho de Radiojornalismo é retratar o tema “ Os desafios dos aplicativos de mobilidade urbana”. Atualmente, no nosso mundo digital podemos fazer tudo sem sair de casa, apenas, usando um celular. Os aplicativos de transporte proporcionam uma praticidade a partir do momento em que você faz um pedido sem precisar se locomover.
                      
Essa modernidade acaba afetando uma parte dos motoristas que não trabalham com esses serviços, acarretando conflitos diversos. O impacto que causou foi grande porque é uma novidade que gera renda tanto para as empresas quanto para os colaboradores e muita facilidade para os usuários. O trabalho esclarece diversos pontos sobre a temática, desde o esclarecimento de especialistas sobre o impacto do avanço tecnológico, até os pontos de vista de motoristas que apoiam e não apoiam a regulamentação dos serviços prestados pelas empresas de transporte privado.

A revolução dos transportes complicou, encurtou e metamorfoseou o espaço, mas isto evidentemente foi pago com importantes degradações do ambiente tradicional. Por analogia com os problemas da locomoção, devemos nos interrogar sobre o preço a ser pago pela virtualização informacional [...] (LÉVY; PIERRE, 1956, p. 23,24).

JUSTIFICATIVA

Programas de aplicativos têm por objetivo desempenhar uma tarefa específica. Sendo uma tecnologia que é alterada ou feita de maneiras diferentes dependendo do que o programa iria realizar, essa tarefa tem grande potencial para promover o desenvolvimento de uma empresa ou até um País.

O design tem o seu valor na medida em que o designer consiga transpor os objetivos para o plano visual. (...) o conteúdo é a matéria prima do site e o resultado dos esforços dos editores, jornalistas e colaboradores. (PINHO, 2003, p.130).

            O mercado de aplicativos está em franca expansão e movimenta mais de 20 bilhões de dólares por ano ao redor do mundo, sendo que ele ainda está se expandido em inúmeros países proporcionando ainda mais oportunidades de empregos e de atuações novas no mercado de trabalho. Porém, as mudanças que os aplicativos trazem a um país nem sempre são bem recebidas por todos, um exemplo desse tipo de acontecimento é o uso do aplicativo Uber no Brasil.
Uber é uma empresa multinacional norte-americana prestadora de serviços eletrônicos na área de transporte privado que através de um aplicativo e-hailing[9] oferece um serviço semelhante de um táxi tradicional. O sistema acabou se expandindo para diversos países causando mudanças no mercado de transporte privado porque a empresa oferece um transporte muito mais barato que a de um táxi convencional. Devido às suas vantagens, o aplicativo foi ganhando popularidade por apresentar um menor custo e benefício aos usuários
Depois de um tempo, surgiram certas controvérsias sobre o sistema, pois ele acabou por causar a demissão de inúmeros taxistas que atuavam na área a anos, e em meio a esse cenário, muitos desses colaboradores acabaram fazendo protestos contra o aplicativo. Por outro lado, é válido ressaltar a capacidade desses serviços em promover uma certa facilidade aos usuários. Dessa maneira, são observadas neste trabalho tanto perspectivas de especialistas quanto de motoristas ao destacarem os benefícios e malefícios desse novo recurso tecnológico.

MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADAS

       Durante as aulas de Radiojornalismo, o tema foi escolhido pela equipe com base na repercussão dos aplicativos de transporte privado na sociedade e em conflitos gerados por essa nova iniciativa tecnológica. “A cultura do consumidor é, portanto, a cultura de uma sociedade capitalista e é estruturalmente incompatível com uma economia planejada ou lei suntuárias.” (BARBOSA, 2004, p.32).
             Para a elaboração do podcast sobre esses serviços foi necessária a construção de uma série de questões referentes desde seu uso até fatores econômicos, ao ler livros específicos, desenvolvimento de fichamentos sobre o tema e logo após, a execução do trabalho com as sonoras feitas pelos estudantes de Comunicação Social Anny Caroline, Gabriel Mendes, Ivan Neto e Marcele Fernandes.
            Após as gravações, os acadêmicos Ivan Neto e Marcos Sérgio ficaram responsáveis pela decupagem e estruturação do paper com o auxílio de todos os integrantes da equipe. O material teve duração de seis minutos e nove segundos. Ele encontra-se disponível na página online https://comunicacaodynews.blogspot.com.br.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO

O primeiro passo para a realização do produto foi à reunião em sala de aula, em que foram abordados temas factuais que estivessem de acordo com os valores-notícia. Após a definição do tema, os desafios dos aplicativos de mobilidade urbana, estabeleceu-se um cronograma com as tarefas programadas dentre elas estavam à pesquisa documental, à procura por fontes, entrevistas, produção do roteiro e edição.
Após a realização das entrevistas e a coleta de todas as informações necessárias, fez-se a transcrição dos áudios e a produção do texto – locuções. Ao finalizar a elaboração do roteiro, fez-se a pesquisa sonora a fim de buscar trilhas sonoras e sonoplastia que melhor se adequasse ao tema. Com a conclusão da definição da trilha sonora e da gravação das locuções, os estudantes editaram a reportagem no laboratório de rádio com a colaboração da Professora e Orientadora Joyce Karoline Pontes.
A reportagem “Os Desafios dos Aplicativos de Mobilidade Urbana” apresenta os efeitos do estudo de como se aplica isso no dia a dia da população e é composto por sonoras dos entrevistados ligados diretamente no processo.
Com o propósito de mostrar os benefícios e também os avanços tecnológicos introduzidos na sociedade, a reportagem apresenta temática de relevância social, atemporal, trazendo questões pontuais a serem refletidas. É importante ressaltar que o produto tem duração de cinco minutos e 38 segundos.

CONSIDERAÇÕES

Ao analisar o trabalho com o tema “ Os Desafios dos Aplicativos de Mobilidade Urbana”, percebe-se que a era virtual está aperfeiçoando o modo de viver e buscando a melhor forma de locomoção criados pelos aplicativos de transporte com maior facilidade, segurança e com um preço acessível.
Através do podcast, a presença de uma dualidade é válida quando se nota a indignação de motoristas que sofrem com essa concorrência, mas também, a defesa da presença desses novos recursos da era da informática por seus colaboradores.
Vale ressaltar que a opinião de especialistas da área sobre a criação dos serviços também está presente na parte radiofônica do trabalho, fazendo com que a pesquisa destacasse tanto a questão tecnológica quanto a questão social, tendo como base a imparcialidade jornalística da equipe.

REFERÊNCIAS

BRAGA, R. S.; EVANGELO, N. S. “MEEOOO, ISSO É MUITO BLACK MIRROR”: A nota da Uber como punição do comportamento social na sociedade da vigilância distribuída. In: XXVI Encontro Anual da Compós, 2017, São Paulo. Anais do XXVI Encontro Anual da Compós, 2017. v. 1. p. 1-17.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2011.
VIANA, Paulino. Entrevista concedida ao aluno Gabriel Gil Martins. (A entrevista encontra-se transcrita no Apêndice “B”).
Entrevista com um motorista anônimo do aplicativo Uber concedida à aluna Anny Caroline dos Santos Corrêa. (A entrevista encontra-se transcrita no Apêndice “C”).
Entrevista com um motorista anônimo do aplicativo Uber concedida à aluna Marcele Fernandes de Souza. (A entrevista encontra-se transcrita no Apêndice “D”).
Entrevista com um taxista anônimo concedida ao aluno Ivan Feitosa de Arruda Neto. (A entrevista encontra-se transcrita no Apêndice “E”).
Entrevista com um mototaxista anônimo concedida ao aluno Ivan Feitosa de Arruda Neto. (A entrevista encontra-se transcrita no Apêndice “F”).
JÚNIOR, Jucimar. Entrevista concedida ao aluno Gabriel Gil Martins. (A entrevista encontra-se transcrita no Apêndice “G”).


[1] Trabalho referente à Disciplina Radiojornalismo, ministrada no 4º Período de Jornalismo.
[2] Acadêmica do 4° Período de Comunicação Social – Jornalismo da Faculdade DeVry – Martha Falcão. Email: annycaroline.correa@hotmail.com .
[3] Acadêmico do 4° Período de Comunicação Social – Jornalismo da Faculdade DeVry – Martha Falcão. Email: gabriel.martins1826@gmail.com .
[4] Acadêmico do 4º Período de Comunicação Social – Jornalismo da Faculdade DeVry – Martha Falcão. Email: ivan_netto@hotmail.com .
[5] Acadêmica do 4° Período de Comunicação Social – Jornalismo da Faculdade DeVry – Martha Falcão. Email: m.arcelle0424@gmail.com .
[6] Acadêmico do 4° Período de Comunicação Social – Jornalismo da Faculdade DeVry – Martha Falcão. Email: markinhocupula@gmail.com .
[7] Orientadora do trabalho. Jornalista, Doutoranda e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia. Especialista em Informática Aplicada à Educação. MBA em Gerenciamento de Projetos. E-mail: joycekarolineponets@gmail.com .  
[9] Ato de se requisitar um táxi ou outro serviço de transporte através de um dispositivo eletrônico, geralmente celular smartphone.

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